No Brasil, a menos que você tenha um contrato de trabalho, um gerente pode exigir que um funcionário faça quase tudo que é legal. Mas, eles deveriam?
Acidentes acontecem no local de trabalho – vazamentos de água, máquinas copiadoras quebram, ocorrem infestações, falha na internet, entre outras bagunças inesperadas que podem tornar o ambiente do escritório insalubre ou interromper o trabalho – e alguém precisa limpar. Então, o que um gerente deve fazer?
E quais são as dez coisas que um gerente nunca deve fazer?
Vamos falar sobre como limpar a bagunça suja. São tarefas desagradáveis e provavelmente você terá serviços de manutenção ou equipe de construção para cuidar delas. Mas o que acontece quando você fica preso em uma bagunça no meio do dia de trabalho e o serviço ou a equipe não consegue cuidar disso?
Se houver alguém que tenha esse dever como parte da descrição de seu trabalho, fabuloso. Caso contrário, você deve atribuí-lo. Não atribua tarefas como essa se não for a sua vez. Cedo ou tarde, em uma pequena empresa, todos têm que fazer coisas grosseiras. O chefe tem que fazer isso primeiro, caso contrário, não pergunte aos seus funcionários.
O quadro efetivo de funcionários da América Servis, são capacitados para solucionar e prevenir problemas que possam de alguma forma prejudicar o empregador, onde um único profissional pode contagiar os demais com bons comportamentos melhorando todo o efetivo.
Às vezes, o mundo chega ao fim e você realmente precisa de todas as mãos no convés. No entanto, a maioria das crises é causada por falta de planejamento. Não peça a um funcionário que cancele férias pré-planejadas, especialmente se houver outros amigos e parentes contando com essa pessoa e eles tiverem comprado passagens.
Claro, se um funcionário perguntasse se ele poderia tirar a terça-feira de folga para limpar o porão, não há problema em perguntar se ele pode tirar na quarta-feira, mas, por outro lado, o tempo de férias é sagrado. Faz parte do pacote de remuneração, portanto, não exija que um funcionário cancele.
A vantagem de se ter a prestação de serviços da América Servis é que, disponibilizamos mão de obra qualificada 24 horas por dia durante 365 dias do ano.
Este deveria ser óbvio, mas não é. Frequentemente, os gerentes são obrigados a atingir certas metas da folha de pagamento e são punidos por autorizar horas extras, por exemplo. Isso significa que um gerente pode ficar tentado a pedir aos funcionários que batam o ponto e terminem de limpar o trabalho noturno.
Não faça isso. Não só é ilegal – todos os seus funcionários não isentos devem ser pagos por cada hora trabalhada – isso torna seus funcionários amargos e irritados. Não é uma boa ideia.
A América Servis pode solucionar os problemas de seu expediente, suprindo com todas as necessidades de sua instituição, seja ela uma pequena, média ou grande empresa.
Novamente, um óbvio não-não, mas isso acontece o tempo todo. Raramente são coisas grandes, como falsificar documentos para desviar milhões de reais (embora isso aconteça).
Geralmente são as pequenas coisas, como a data de recebimento em um documento ou o envio de um e-mail a um fornecedor dizendo que o cheque está no correio, quando não está. Você e seus funcionários devem se esforçar para ter 100% de honestidade. Não peça a eles que mintam por você. Eles perderão todo o respeito pela sua pessoa, diminuindo a sua credibilidade.
Você diz para os seus funcionários para fazerem X, mas este X executado foi uma ideia ruim se tornando um fracasso total. Quando seu chefe superior chama você para tratar sobre o assunto, você diz: “Vou falar com o fulano sobre isso e me certificar de que nunca aconteça novamente”. Ou você diz a coisa certa, que é: “Foi ideia minha; Eu assumo total responsabilidade. ”
Muitos chefes fazem o primeiro. É compreensível – é um reflexo de autopreservação – mas está errado. Seu erro, sua consequência. E isso vale para muitas coisas que você não autorizou ou solicitou especificamente. Seu departamento é sua responsabilidade. Nunca é normal jogar funcionários para baixo do ônibus – mesmo que tenham cometido o erro.
Algumas empresas têm horários muito diferenciados. Todo contador sabe que não verá suas famílias a partir da primeira semana de março, finalizando no dia 28 de abril. Mas, isso faz parte do trabalho. É normal ter um prazo que exija um empurrãozinho extra de vez em quando, mas não é legal levar seus funcionários ao limite, fazendo-os trabalhar mais horas do que o contratado.
Se o seu departamento não está realizando as tarefas em 40 horas (ou qualquer que seja o padrão para o seu setor), você precisa obter a aprovação para um novo funcionário ou alterar as prioridades.
Todo gerente deve se familiarizar com as leis de assédio que tornam uma empresa responsável por discriminação sexual, racial ou de gênero no local de trabalho. Mas, essas leis não param se o perpetrador for um cliente. Se você tem um cliente abusivo que está violando a lei ao assediar seu funcionário ou é apenas um idiota, você não deve forçar seus funcionários a negociar com essa pessoa.
Permita que seu funcionário se vire e vá embora, assuma o controle do cliente ou chute-o para o meio-fio. Se for uma relação de empresa para empresa, muitas vezes você pode resolver o problema ligando para o chefe do cliente, mas se não, seus funcionários merecem um tratamento profissional respeitoso. Veja se eles entendem.
O bullying não é ilegal no Brasil, contanto que o motivo do bullying não seja raça, sexo ou alguma outra classe protegida. Porém, nenhum gerente deve permitir o bullying em seu departamento.
Trabalhe duro para tornar seu departamento um lugar onde as pessoas ajam com respeito e sintam-se livres. Se o seu valentão do departamento não pode ser legal, chute-o para o meio-fio – mesmo que ele seja um dos melhores. Ninguém merece trabalhar com um idiota e, como gerente, é seu trabalho livrar-se dos idiotas.
Neste sentido que a América Servis capacita e recicla seus profissionais permanentemente, para que possamos permanecer no mercado, tornando nossos clientes ainda mais fortes em suas operações.
Sim, se você mandasse todos com resfriados para casa, todos estariam fora dos dias de licença médica em 10 de janeiro, mas para doenças como febres, vômitos ou outras condições contagiosas, deixe seu funcionário se recuperar. Isso é especialmente verdadeiro no serviço de alimentação, que é famoso por não permitir faltas por doença.
Se você forçar os funcionários a trabalharem doentes, eles espalharão os germes e todos os demais ficarão doentes também. Mande-os para casa; eles se recuperarão e o resto de vocês evitará a mais nova praga (com sorte). Bons gerentes permitem que os funcionários usem o tempo de licença médica (e, em primeiro lugar, fornecem tempo de licença).
Em casos de reposição de mão de obra, seja por faltas comuns ou doenças, entre outras questões a América Servis sempre tem profissionais capacitados para a reposição de seus profissionais, mantendo sua instituição sempre presente e operante no mercado.
Uma boa dica em tempos de pandemia seria fazer um plano de sanitização de ambientes com empresas do seguimento, se você estiver nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás você poderá contatar a Ponto Limpo Serviços para um experimento ou plano mensal através do link https://pontolimpo.com/ .
Sim, a caridade é fabulosa e muitas empresas desejam que seus funcionários participem de doações de caridade. Porém, se seu funcionário não deseja doar parte de seu salário para a causa da empresa, não o force.
Quando você oferecia um salário a eles, o funcionário contava que esse fosse o salário real. Exigir que eles doem é reduzir o seu salário. Você pode achar que o salário deles é generoso e eles deveriam ser gratos, mas não tem ideia de qual é a situação deles.
E, mesmo que você saiba que eles estão comprando um carro esporte novo todo ano, ainda é dinheiro deles. Você não pode punir alguém por não apoiar a causa da empresa.
Se você cuidar desses 10 problemas do local de trabalho – ou melhor, nunca deixe que eles comecem – você terá tomado medidas importantes para criar um local de trabalho que os funcionários irão apreciar. Você reduzirá a rotatividade voluntária e terá funcionários mais felizes e satisfeitos.
Nossos profissionais servem como modelo de orientação e bons exemplos para os demais membros contratados pela instituição beneficiada, onde nos orgulhamos por nossa corporação ser referência de qualidade na prestação de serviços!
A América Servis oferece profissionais altamente qualificados com treinamentos permanentes, onde reciclamos nossa corporação e a capacitamos diante da necessidade das empresas em que prestamos serviços.
Mantemos nossos profissionais com capacidade para cumprir suas atividades profissionais, onde oferecemos a melhor prestação de serviços de Uberlândia e região com mão de obra qualificada em Limpeza e Conservação, Serviços de Jardinagem, Recepção e Secretariado, Auxiliares Operacionais e Portaria.
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