Quer você esteja encarregado de administrar um condomínio bem estabelecido ou um totalmente novo, seja seu condomínio de 5 ou 500 associados, as diretrizes a seguir farão a diferença entre uma administração bem-sucedida e uma ineficaz.
1º – Construa uma comunidade
Claro, você está lidando com uma rede de vizinhos que moram muito próximos uns dos outros, mas isso não significa necessariamente que haja um embutido senso comunitário.
Promover laços entre os membros do condomínio – e particularmente os residentes – é uma das tarefas mais importantes que você deve realizar como administrador. Uma comunidade sólida é parte inerente de qualquer condomínio produtivo.
2º – Dê voz a todos
O essencial para uma comunidade sólida é uma boa comunicação. Lembre-se de que os membros do condomínio estão, em última instância, pagando pelas decisões que o seu condomínio toma, quer concordem com elas ou não.
Como todos têm interesse nos assuntos em questão, porém é fundamental que todos os membros sintam que têm a mesma chance de ter sua voz ouvida.
Embora você possa ser o porta-voz, sua maior tarefa é ter certeza de que está representando sua contingência e agindo no melhor interesse dela. O que significa que é fundamental que você saiba a posição de todos sobre as várias questões que afetam o condomínio.
E lembre-se, quanto mais informações você tiver, maior será a probabilidade de você apresentar soluções criativas – permitir que todos os membros expressem o que pensam e deem suas opiniões ajudará muito a garantir que todos ganhem no longo prazo.
Talvez o mais importante, promova um ambiente onde todos os membros ouçam as opiniões uns dos outros com respeito. Afinal, não importa o quão vocal de um condomínio você tenha, se ninguém estiver ouvindo, tudo será em vão no final.
3º – Comunicação é a chave
Agora que seus membros estão falando, você precisa reunir essas muitas vozes em uma voz comunitária decisiva. Como administrador, é sua responsabilidade fazer a ligação entre várias partes envolvidas, incluindo proprietários de imóveis, locatários, pessoas jurídicas, escritórios imobiliários e instituições de crédito.
Depende de você garantir que todos recebam as informações de que precisam da maneira mais eficiente possível. Existem várias maneiras de divulgar informações e você deve escolher a que funciona melhor para você e os membros do condomínio. E lembre-se, você também deseja tornar as coisas o mais fáceis possível para você. Considere as seguintes opções para se comunicar com os membros do condomínio:
- Envie um boletim informativo regular (semanal, mensal, bimestral ou trimestral – o que fizer mais sentido para o seu condomínio);
- Configure um site onde as notícias sejam postadas conforme necessário (mas se você seguir esse caminho, certifique-se de ter um condomínio proativo e experiente na web);
- Envie e-mails conforme necessário (facilite as coisas para você criando uma lista de distribuição e enviando um aviso anual para atualizações de endereço de e-mail);
- Crie grupo de WhatsApp para que haja uma comunicação e cooperação instantânea de todos os membros do condomínio;
- Organize reuniões regulares onde todos possam se reunir para compartilhar informações.
4º – Seja financeiramente experiente
Se você deseja encontrar um fornecedor para o seu condomínio ou comprar um seguro, faça a sua lição de casa e certifique-se de que está obtendo o melhor valor possível para o seu condomínio. Peça referências de fontes confiáveis, solicite lances e leia as avaliações quando disponíveis.
E lembre-se, o “melhor valor” nem sempre é a opção mais barata – é melhor você pagar um pouco mais adiantado se isso fizer a diferença entre fazer o trabalho certo da primeira vez e revisar o problema em alguns dias, meses ou anos.
Existem profissionais altamente capacitados para cumprir atividades em condomínios, onde é oferecido a prestação de serviços em limpeza e conservação, serviços de jardinagem, recepção e secretariado, auxiliares operacionais e portaria, onde a América Servis pode lhe auxiliar na cidade de Uberlândia e triângulo mineiro com a melhor mão de obra qualificada e, com várias dicas e apoio em sua administração.
5º – Mantenha-se organizado
A organização é fundamental para o gerenciamento eficaz de um condomínio. Você vai querer ter certeza de manter registros meticulosos de tudo – atas de reuniões, correspondências importante, reparos e atualizações, notas fiscais e registros financeiros são apenas alguns dos itens que você precisa controlar. Investir em um sistema simples que pode ser facilmente acessado a qualquer momento (não apenas por você, mas por todas as partes necessárias) garantirá que você fique por dentro de tudo.
Por fim, lembre-se de que, embora seja o administrador do condomínio, você não está sozinho nisso. Você tem um grande recurso na ponta dos dedos: membros do condomínio. Eles têm interesse em garantir que a comunidade do condomínio, a comunicação, as finanças e os registros estejam em boa forma. Quanto mais você envolver seus membros, melhor será para todos.
A América Servis mantém seus profissionais como modelo de orientação e bons exemplos para os demais membros contratados pela instituição beneficiada, onde nos orgulhamos por nossa corporação ser referência de qualidade na prestação de serviços.
Gostou da leitura? Curta, compartilhe e comente, pois assim você motiva a nossa equipe há sempre trazer conteúdos de qualidade para a rede, siga-nos!
América Servis
A mais Rica Terceirização de Serviços
Fone: (34) 3236-6150
WhatsApp: 34 9 9898-1409
Rua: Jota Ferreira, 90, C01, Bairro: Jardim Europa,
Uberlândia, MG, CEP.: 38414-622